top of page
wong fei hung

WONG FEI HUNG

Em tempos recentes no Sul da China, existiam muitos mestres de artes marciais famosos. Nos Hung Shuen ou barcos vermelhos, que carregavam as companhias de opera chinesa, Leung Yee Tai e Wong Wah Bo, ambos descendentes bem conhecidos de Siu Lam. Em terra, os mestres mais habilidosos eram conhecidos como os “Dez Tigres de Gwan Dung”. Estes eram Wong Yan Lum, Tit Kiu Sam, Jao Tai, Wong Kay Ying, Sou Hak Fu, Tit Ji Chan, Wong Ching Haw, Sou Hut Yee, Tam Jai Kwan, e Wong Fei Hung.

 

Estes eram os dez melhores artistas marciais do Sul da China como eram vistos por seus pares. Após a entrada de Wong Fei Hung , era de se imaginar que suas habilidades marciais deveriam ser boas. A história de sua vida foi imortalizada em livros e filmes por quarenta anos. O primeiro filme pasou para uma casa lotada e isso continuou a acontecer com os mais de cem filmes sobre Wong Fei Hung. Estes filmes fizeram seu nome famoso e sua lenda cresceu graduamente até tornar-se um herói do povo. Hoje em dia, a vida do Mestre Wong ainda é parte de filmes.

 

Quando era jovem, Wong Fei Hung ensinou artes marciais ao exército. Foi casado quatro vezes. Sua primeira esposa, com sobrenome Law, morreu doente três meses após terem se casado. Sua segunda esposa, de sobrenome Ma, deu-lhe dois filhos, Hawn Sum e Hawm Lum, e morreu logo em seguida. Sua terceira esposa também lhe deu dois filhos, Hawn Hei e Hawn Hsu, e também não viveu muito depois disso. Neste momento, diziam que Wong Fei Hung era má sorte para as mulheres e nenhuma mulher queria nada com ele.

 

Até mesmo o próprio Wong se resignou com isso e parou de tentar se casar. Infelizmente, seu filho, Hawn Sum foi assassinado por gangsters com pistolas. Isto levou Wong a não ensinar sua arte marcial aos outros filhos, para os proteger. Em adição, ele teve excelentes alunos incluindo Lueng Foon (que era famoso por sua postura do cavalo) e Ling Wai Gai (que era famoso por sua habilidade com chutes). Estes dois bons alunos morreram jovens e não deram seguimento em ter suas próprias escolas e discípulos. Outro aluno famoso de Wong Fei Hung incluem o popular Lam Sai Wing, um famoso açougueiro de porcos que teve muitos alunos e escreveu três livros sobre o Hung Kuen. Teve também um outro conhecido aluno chamado Tang Fong.

 

Muitos anos depois, em Fatsao Gao Heung, a escola de Wong estava fazendo uma apresentação de dança de leão em homenagem ao aniversário da Associação Lam Hoi. Seus alunos Leung Foon e Ling Wan Gai faziam a cabeça e a cauda respectivamente. Depois da dança do leão, uma demonstração de artes marciais se iniciou do lado de fora em um placo. Após todos os alunos apresentarem suas habilidades com kung fu, Wong subiu ao palco para apresentar o tridente da família Yu, um tiipo de arma que hoje é considerado o rei da armas do Sul da China. Durante sua apresentação, ele acidentalmente chutou seu sapato em cima do público. O sapato atingiu uma jovem mulher e ela ficou irritada.

 

Apesar de suas tentativas de se desculpar, ela o estapeou no rosto, gritando que ele não tinha desculpas já que era um famoso mestre de artes marciais – “E se fosse sua arma?” – ela gritou – “Eu poderia ter morrido!”. Depois disso, ele retornou chatiado ao palco para concluir sua apresentação.

 

Mais tarde, ele não conseguia tirá-la de sua mente. Ele descobriu que seu nome era Mok Gwai Lan e estava na cidade com sua tia procurando um marido. Acabou que a tia, temendo uma represalia da parte de Wong por sua humilhação, o procurou para pedir desculpas e ele disse a ela sobre seus sentimentos. Ela concordou em agir entre os dois e eventualmente Mok Gwai Lan e Wong Fei Hung estavam casados. Mok Gwai Lan tinha uma fundação forte  em seu Mok Ga kung fu, então Wong Fei Hung a ensinou seu Hung Kuen. Ela eventualmente tornou-se instrutora de todas as aulas de mulheres em Hung Kuen.

 

Mok Gwai Lan teve uma longa vida. Viveu com seu marido por muitos anos e após a morte de Wong, tornou-se assistente ao lado de Tang Fong.

bottom of page