FORMAS DO HUNG GA

Formas são um conjunto de movimentos executados coordenadamente como em uma coreografia, conhecido em chinês por Taolu. Cada uma das formas além de ser visualmente bela e um meio de fortalecer seu corpo, é uma maneira fácil de se guardar as diversas técnicas aprendidas a cada nível de sua evolução dentro da prática do estilo.

Gung Ji Fook Fu Kuen

Sua tradução é “Domando o tigre na letra I", ensina as posturas e técnicas básicas do estilo.  Treinando essa forma é possível exercitar o corpo e aprender as técnicas de luta que apresentam o estilo Hung Ga. O caractere Gung em chinês é muito parecido com a letra I e os passos dessa forma desenham a letra no chão. Tradicionalmente é a primeira forma ensinada no estilo Hung Ga.

Fu Hok Seurng Ying Kuen

Sua tradução é "Forma dupla do Tigre e da Garça”, é a mais famosa forma do estilo Hung Ga. Enquanto o “Gung Ji fook Fu” ensina a base, esta forma ensina a essência do estilo. Como próprio nome diz, a forma enfatiza técnicas do tigre e da garça, firme e flexível, o equilíbrio dos opostos, estes dois animais representam os dois pólos do treino, força e flexibilidade.

Hang Yuet Darn Do

Sua tradução é "Facão forma de Lua", é a primeira arma ensinada no estilo. As técnicas de facão servem de base para todas as armas curtas. Esta arma desenvolve força, flexibilidade, evasão e precisão. A maioria dos estilos de Kung fu do norte usam mais as espadas enquanto os estilos do sul utilizam mais o facão.

Ng Ying Kuen

​Sua tradução é “Forma dos Cinco animais”, utiliza as técnicas dos 5 animais de Shaolin. O Dragão desenvolve o espírito, o uso correto da intenção, como melhor utilizar o quadril. O tigre utiliza o peso de seu corpo nos movimentos, ele treina os músculos e tendões. O leopardo , ele treina força e agilidade. A garça desenvolve o ponto de equilíbrio, balanço e controle. A serpente treina os dedos e desenvolve uma melhor circulação da energia interna (Chi) através da respiração.

Ng Lung Ba Gwa Gwan

​Sua tradução é “Bastão dos Oito Trigramas do quinto irmão”, foi desenvolvida pelo famoso mestre de lança da dinastia Sung, o quinto irmão da família Yang. Depois de ser derrotado em uma importante batalha, este general retirou-se para um monastério onde acabou por se tornar um monge e adaptar as técnicas de lança para serem usadas com o bastão. Devido a influência das técnicas de lança utilizadas, esta forma é conhecida como "forma de bastão de uma cabeça só", ela desenvolve a capacidade de se mover em oito direções diferentes e é a base para todas as armas lonas.

Ji Mo Seung Dao

Sua tradução é “Facão duplo mãe e filho”, tem este nome peculiar pois os dois facões movimentam em conjunto, uma atrás do outro, como um filho segue a mãe. Em outros estilos de Kung Fu essa arma é mais conhecida como “faca borboleta”. Esta arma é base para todas as armas duplas.

Ng Lung Ba Gwa Cheung

​Sua tradução é “Lança dos Oito Trigramas do quinto irmão”, ela incorpora muitas das técnicas  do Bastão, mas com um maior desenvolvimento das técnicas de furar e estocar com rapidez e flexibilidade. Assim como o bastã , esta arma também se movimenta em oito direções.

Chuen Choy Dai Do​

​Sua tradução é “Grande Facão da Primavera e do Outorno”, mais conhecido como Kuan Dao. Esta arma longa enfatiza movimentos longos e fortes de cortar e furar. Praticar com esta arma para desenvolve a força de todo o corpo e é uma arma reservada aos alunos mais avançados.

Yu Ga Dai Pa

​Sua tradução é “Tridente da família Yu”,  originalmente usado para caçar tigres. Os que praticam esta arma tornam-se incomumente fortes e rápidos, pois esta é uma arma pesada e complicada de se manusear. Assim como o Chuen Choy Dai Do, esta também é uma arma reservada para os alunos mais avançados.

Tiet Sin Kuen​

​Sua tradução é “Linha de ferro” e foi desenvolvida por Tiet Kiu Saam um dos membros do Kwang Tung Sup Fu (Os dez tigres de Cantão), é a forma de mãos livres mais avançada do estilo Hung Ga. Ela treina o abrir e fechar do corpo, assim como o flutuar e afundar da energia interna (Chi). Também treina as doze pontes ou conexões corporais e a correta respiração.

Ngauh Gwat Sin​

Sua tradução é "Leque de Osso de Touro" e foi criada pelo nosso Grande Mestre Tang Fung (discípulo de Wong Fei Hung), faz uso de técnicas ocultas de curto alcance para travar o oponente e atacar seus pontos de pressão o incapacitando. Ao contrário das extrvagantes formas de leque de outros estilos, esta forma faz uso (ainda mantendo sua graciosidade) do estilo firme e flexível do Hung Ga, apresentando o espírito prático do estilo.

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

@

+55 11 96481.2151
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now